quinta-feira, 19 de abril de 2012

Suplementação: OxyElite Pro

Depois da febre do pré-treino Jack 3D no Brasil, que ainda continua, o seu colega de laboratório foi lançado no mercado com o intuito de ser utilizado como termogênico, ou emagrecedor... OxyElite Pro!





Esse suplemento apresenta as seguintes promessas: Inibir o apetite, promover uma maior oxidação de gordura e melhorar o rendimento nos treinos.
Por ter as funções de aumentar a queima de gordura e inibir o apetite, esse suplemento está amplamente  difundido no universo feminino...


Vejamos o que ele pode realmente fazer, se há ou não algum problema em utilizá-lo.





Bauhinia purpurea L.: é uma planta nativa da China, conhecida também como unha-de-vaca, que possui como principal ação no nesse suplemento de antioxidante. Há estudos demonstrando ações de proteção gástrica, inibidor de proliferação de tumores, analgésico, anti-inflamatória, antidiarréica e nefroprotetora. Há estudos em animais que demonstrar ação na tireóide , onde ocorre uma maior conversão de T4 em T3, que é um hormônio mais metabolicamente ativo .


Bacopa monnieri: é uma planta indiana muito utilizada para melhorar a atividade cerebral. Há muitos estudos experimentais com Alzheimer onde apresenta uma melhora dessa doença em camundongos. Esse fitoterápico também possui uma excelente ação antioxidante que promove uma melhora na função imunológica por aumentar a produção de imunoglobulinas. Possui também ações anti-inflamatória, anti-epiléptico e anti-asmática. Há estudos em ratos demonstrando a sua ação em estimular a produção tireoidiana de T4. Dessa forma, podemos perceber que há um sinergismo entre a Bacopa monnieri e a Bauhinia purpurea L., onde a Bacopa monnieri aumenta a produção de T4 e a Bauhinia purpurea L promove a maior conversão de T4 em T3.


1,3-Dimetilamilamina: Conhecida nossa aqui no blog e já citada na postagem do Jack 3D e na do Synedrex (Links: Jack 3d: http://www.vconsultorianutricaoesportiva.com/2012/04/suplementacao-jack-3d.html e Synedrex: http://www.vconsultorianutricaoesportiva.com/2012/04/synedrex-proxima-sensacao-do-momento.htmlcomo um broncodilatador (fármaco usado para tratamentos como asma, por exemplo). Uma de sua ações farmacológicas é aumento da frequência cardíaca, maior fração de ejeção sanguínea, consequentemente maior volume sistólico, maior débito cardíaco, tendo uma otimização do fluxo periférico, por fim um grande fluxo sanguíneo para o músculo ativo e assim maior disposição de oxigênio, resultando em menor cansaço físico. E alguns de seus efeitos adversos são arritmias cardíacas e infarto.


Cirsium oligophyllum: é uma planta africana, com ação promover a perda de peso, devido ao aumento da atividade lipolítica ("aumento na queima de gordura"). 


Rauvolfia canescens L: também conhecida como Rauvolfia tetraphylla L. Seu extrato é rico em um composto ativo chamado Rauwolscine, que também é conhecida como α-ioimbina. É um análogo da ioimbina utilizado na disfunção sexual masculina por ser um antagonista seletivo dos receptores alfa-2, ou seja, para os homens melhora o desempenho sexual. Mas há muitos estudos experimentais utilizando como anti-hipertensivo.

Cafeína: Atua induzindo uma estimulação no sistema nervoso e cardiovascular. Dessa forma, aumenta  o rendimento físico, promove maior oxidação lipídica e aumenta o gasto energético.


Possíveis efeitos adversos: Toxicidade hepática grave, problemas gastrointestinais, incluindo a frequência aumentada das fezes, cólicas abdominais, náuseas, boca seca, sede excessiva, aumento da frequência urinária, palpitações cardíacas, arritmias, infarto, disfunção tireoidiana por supra-estimular a tireoide e podendo causar secundariamente um hipotireoidismo, e a pior de todas para os HOMENS, a Bacopa monnieri pode afetar a fertilidade masculina. Cuidado rapazes!


Conclusão: Não aconselho o seu uso!


Grande abraços, por hoje é só!


Valden Capistrano - Nutricionista



3 comentários:

  1. Galera! CUIDADO ANTES DE SAIR TOMANDO TUDO QUE VêM PELA FRENTE...

    Att,

    Anderson Monteiro - Educador Físico
    AM ASSESSORIA ESPORTIVA
    am-assessoriaesportiva.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. eu conheco MUITA gente que usa esse termogenico

    ResponderExcluir
  3. Confesso que usei esse produto duas vezes, quase que seguidas, e tive bons resultados, não o esperado, mas bons. O percentual de gordura reduzia a cada avaliação física na academia, agora se mantem depois que parei de usá-lo. Pelo que me lembre o único efeito colateral foi o aumento da frequência cardíaca, e nem sei se isso é considerado efeito colateral mesmo. Mas depois dessa explicação do blog, não pretendo mais adquirí-lo.
    Abraço Valden

    ResponderExcluir